
Biologia é um ramo das Ciências Naturais cuja função se detém em estudar a vida, buscando compreender as características de um ser vivo, desde o mais evidente aspecto comumente compartilhado por diferentes espécies, até a mais intrínseca atividade metabólica de um organismo.
Sendo, portanto, uma ciência muito ampla e detalhada, não se atendo somente ao funcionamento vital, mas também às relações de comportamentos e hábitos particulares ou em conjunto dos indivíduos, seja em qualquer nível de complexidade orgânica: vírus, bactérias, protozoários, fungos, vegetais e animais, integrantes ativos e passivos do meio físico-químico inorgânico (litosfera, hidrosfera e atmosfera), cada um sujeito à seleção e adaptação de seu tempo histórico.
Essa ciência, oficialmente reconhecida por volta de 1800, utiliza desde então o método científico para analisar, confirmar ou refutar uma afirmação ou explicação, por meio de observações ou experimentos testados empiricamente.
Zoologia
No estudo da sistemática animal, é normal a inclusão de aspectos referentes à organização, assim como simetria, segmentação, folhetos embrionários, celoma, origem da boca ou ânus a partir do blastóporo, morfologia e fisiologia.
Sabe-se, também, que entre os animais típicos, já existem verdadeiros tecidos e que, em grupos mais simples, como nos poríferos e nos celeterados, não existem ainda sistemas integrados de órgãos.
O reino é extremamente heterogêneo, mas as características mais comuns, ainda que nem sempre estejam integralmente presentes em todas as espécies, são:
- organismos eucariontes pluricelulares;
- células sem reforço (celulose), embora em muitos casos possa haver reforços de natureza química diversa da celulose como a quitina;
- reserva representada pelo glicogênio;
- a maioria com movimentos ativos, embora alguns possam ser fixos;
- nutrição heterótrofa e obtenção de alimentos quase sempre feita por ingestão;
- quase todos dotados de um sistema nervoso com capacidade de responder rapidamente à ação de estímulos externos;
- reprodução sexuada por meio de gametas na quase totalidade das espécies.
Genética
Desde o início, a humanidade vem buscando uma resposta para as causas das semelhanças e das diferenças entre indivíduos da mesma espécie: a hereditariedade. Assim, a Genética estuda as leis que presidem a transmissão das características hereditárias e a influência do meio sobre suas variações.
Citologia
É o estudo das células, as menores unidades morfofisiológicas de um ser vivo. As células podem apresentar ou não sistema de membranas interno. Nos seres procariontes (sem carioteca, como nas bactérias e algas azuis) o material nuclear se encontra disperso no citoplasma e não possuem organelas membranosas nem retículo endoplasmático. Nos eucariontes, a célula é um sistema formado por invaginações da membrana delimitante: a membrana plasmática.
Botânica
As classificações mais atuais tem se baseado na metodologia cladística, isto é, considerando como integrantes do reino vegetal os organismos que possuem embriões multicelulares maciços desenvolvidos as custas do organismo materno (apomorfia). É sugerido a utilização do termo embryophyta. Nas antigas classificações, as algas faziam parte desse reino, mas foram retiradas por liberar o seu zigoto no ambiente e o novo ser ter capacidade de se desenvolver independente do organismo genitor.
Quanto à nutrição, são autótrofos fotossintetizantes.
São eucariontes com parede celulósica, possuidores de vacúolos bem desenvolvidos e plastos.
Reproduzem-se por metagênese (alternância de gerações)
Ecologia
A Ecologia estuda os seres vivos acima do nível do organismo individual. Estuda a população e suas dinâmicas, a comunidade e todas suas interações, os ecossistemas e todos os fatores que possam vir a contrabalançar seus equilíbrios, enfim, estuda a biosfera, que é o conjunto de ecossistemas com possibilidade de permitir o desenvolvimento de estruturas celulares.
Seus assuntos estão ótimos, você escolheu assuntos que todos conhecem e sabem um pouco sobre eles. E esse assuntos são significamente aprofundados, para acha resultados sobre nossas vidas.
ResponderExcluirO texto está num nível muito bom. Os assuntos escolhidos foram bem interessantes e a linguagem utilizada é de fácil entendimento. ;* ♥
ResponderExcluirÓtimo artigo Camille. Texto bem coeso e claro. Nele podemos relembrar novamente as diversas áreas tão importantes que possuem a Biologia para nossa vida.
ResponderExcluirExplicações fáceis e claras de algumas areas da biologia que muitas vezes achamos que sabemos bastante, mas que na verdade é mais complexo, com isso,amplo conhecimento nas pesquisas. PARABÉNS.
ResponderExcluir